gelados de luz

gelados de luz

A espantosa realidade das coisas
"Um regador, um ancinho abandonado no campo, um cão ao sol, um cemitério pobre, um aleijado, uma pequena casa de camponês, tudo isso pode ser o veículo da minha revelação. Cada um destes objectos, e milhares de outros a eles semelhantes, que os olhos do comum veem à luz da indiferença do que para eles é óbvio, pode ganhar para mim subitamente, num qualquer momento que não está ao meu alcance convocar, uma marca tão sublime e comovente que todas as palavras me parecem pobres de mais para o exprimir.
Parece-me que tudo, tudo o que existe, tudo aquilo de que me lembro, tudo o que passa pelos meus pensamentos confusos, tem a sua realidade própria. (...) e não há, em toda a matéria com todas as suas tensões, nada em que eu não possa derramar-me e perder-me."

[Hugo von Hofmannsthal, A Carta de Lord Chandos]

1 comentário: